Pelo melhor aproveitamento dos recursos do Porto
PLANO DE ARBORIZAÇÃO DA CIDADE DO PORTO
A 17/5/2023 foi apresentado publicamente o Plano de Arborização da Cidade do Porto, documento estratégico que se propõe a melhorar o espaço da arborização pública sustentável.
Para além disso, o plano pretende potenciar as funções e os serviços de ecossistemas gerados pelas árvores (suporte, provisão, regulação e culturais) nos arruamentos e contribuir para adaptar a cidade e a suas infraestruturas às alterações climáticas. O documento operacionaliza a estrutura ecológica municipal e define uma estratégia para o futuro: que árvores precisamos e que árvores podemos ter, como e em que ruas da cidade.
FASE 1 - SETEMBRO 2021
CARACTERIZAÇÃO E DIAGNÓSTICO DA ARBORIZAÇÃO DAS RUAS.
Nesta fase pretende-se:
1. conhecer a situação existente da arborização das ruas na cidade do Porto;
2. identificar principais oportunidades e constrangimentos em relação à arborização das ruas;
3. relacionar e discutir a arborização das ruas de acordo com as suas dimensões, fluxos, funções mínimas essenciais e condições microclimáticas.
FASE 2 - MARÇO 2022 - O PLANO
Nesta fase fornecem-se orientações para se otimizar a presença de árvores no espaço público das ruas, em boa articulação com as funções e atividades que aí ocorrem.
Pretende-se:
1. Potenciar a situação existente para qualificar a arborização das ruas da cidade do Porto;
2. Definir uma rede prioritária de arborização para as ruas da cidade;
3. Conceber modelos de arborização de arruamento que respondam às necessidades encontradas.
FASE 3 - FEVEREIRO 2023 - PROTÓTIPOS DE INTERVENÇÃO - RUAS, ESPAÇOS E ESPÉCIES
Nesta fase, apresentam-se propostas de arborização para classes de ruas arborizáveis, aplicáveis em casos concretos da cidade do Porto.
Pretende-se:
1. Demonstrar a aplicabilidade e flexibilidade dos modelos de arborização; 2. Explicar a seleção do modelo mais adequado para cada um dos diferentes casos;
3. Demonstrar como os modelos se aplicam à especificidade das ruas em projeto, articulando e explorando oportunidades e constrangimentos existentes na realidade;
APRESENTAÇÃO PÚBLICA - MAIO 2023
A apresentação do Plano, no auditório da Biblioteca Almeida Garrett, contou com a presença do vice-presidente e vereador do Ambiente e da Transição Climática, Filipe Araújo, e ficou a cargo de Paulo Farinha Marques, coordenador da equipa de arquitetura paisagista da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, e de Ana Monteiro, coordenadora da equipa de bioclimatologia urbana da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.